Boa Noite, hoje é dia 11 de Outubro de 2025
Encontro regional reúne lideranças e técnicos para fortalecer a cadeia produtiva do urucum, cultura em que a região é referência nacional
Na tarde de quarta-feira, a Nova Alta Paulista deu um passo importante rumo ao fortalecimento da cultura do urucum.
Foi realizada a primeira reunião de trabalho para a implantação da Câmara Técnica do Urucum, iniciativa que busca impulsionar o desenvolvimento dessa cultura, em que a região se destaca como maior produtora do país.
O encontro, realizado a pedido do Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, integra a estratégia do Governo de São Paulo de incentivar culturas regionais, promovendo maior produtividade, inovação e agregação de valor à produção agrícola.
Participaram da reunião o coordenador regional da CATI, Paulo Sérgio Martin, o coordenador da região Oeste da Secretaria, Alexandre Tassoni, além de técnicos da Pasta, secretários municipais de Agricultura e representantes da Unesp.
Durante o encontro, foram debatidas propostas e experiências com foco na organização da cadeia produtiva do urucum.
A implantação da Câmara Técnica visa criar um espaço permanente de articulação entre produtores, pesquisadores, gestores públicos e demais envolvidos, promovendo ações coordenadas que estimulem a profissionalização do setor e a abertura de novos mercados.
Reconhecida por possuir a maior área plantada e o maior volume de produção de urucum no Brasil, a Nova Alta Paulista se consolida como referência nacional e agora avança para ampliar ainda mais o impacto econômico e social da cultura na região.