Inauguração Escola Vânia Valentim
Um pouco da História da Homenageada, Vânia Valentim
A Profª Vânia Maria Valentim Aquoti, nasceu em 22 de maio de 1956, em Martinópolis-SP, filha de Adolfo Antonio Valentim e Venina Lima Valentim.
Estudou o primário na escola “Profª Adelaide Cardoso de Moura Bastos”, e o fundamental e médio na escola “Coronel João Gomes Martins”, em Martinópolis.
Formou-se em Educação Artística e Pedagogia.
Desde criança Vânia Maria foi apreciadora das artes e mostrava-se com aptidão para o ensino. Aos 08 anos começou a estudar música, formando-se em Piano, Teoria Musical, Solfejo e História da Música, iniciando-se assim aos 17 anos como Professora de Educação Musical.
Casou-se com Natal Aquoti aos 18 anos e desta união teve 02 filhos, Letícia Valentim Aquoti Lúcio, hoje Cirurgiã Dentista, prestando serviço à Prefeitura Municipal de Presidente Prudente-SP, e Leonardo Valentim Aquoti, Engenheiro Agrônomo, exercendo sua profissão também em Presidente Prudente-SP.
A história do Ensino Infantil de Presidente Prudente começa a ser desenhado pela 1ª Dama do Município a Srª Maria Auxiliadora de Freitas Constantino, então esposa do Prefeito Municipal Sr. Paulo Constantino.
A Prefeitura Municipal de Presidente Prudente-SP abriu espaço e oportunidade para alunas que estivessem cursando curso superior ligados ao Magistério, que manifestassem desejo em trabalhar com crianças de até 06 anos, em sistema de estágios remunerados. Este trabalho, porém era ligadas as Creches Municipais, que naquela época ainda eram vistas apenas como locais, onde as mães que trabalhavam pudessem deixar seus filhos em segurança, numa característica mais assistencialista que educacional.
Como as estagiárias estavam diretamente ligadas ao Serviço de Assistência Social da época, onde a 1ª Dama realizava trabalhos voluntários e de Assistência Social, Maria Auxiliadora, percebeu que necessitava de alguém que pudesse ajudá-la a dar mais atenção à educação das crianças até 06 anos de idade, pois saiam das Creches Municipais nesta idade para serem matriculadas no 1º ano, sem nenhum conhecimento educacional de alfabetização.
Maria Auxiliadora, vendo a capacidade de Vânia Maria, convidou a mesma para ser Coordenadora da Pré Escola Municipal, começando assim a história da Educação Municipal de Presidente Prudente.
Vânia Maria permaneceu neste cargo durante a gestão do Sr. Paulo Constantino, e também na gestão do vice- prefeito Sr. Benedicto Aparecido do Lago Vice-Prefeito que assumiu para dar continuidade ao restante do mandato do Sr. Paulo Constantino.
Durante este período, muitos avanços foram sentidos na Educação Infantil do Município e o que era desenhado e sonhado, foi se tornando uma realidade.
Sua dedicação, seu carinho, sua amizade, sua fé, seu desempenho, sua capacidade de liderança, seu respeito pelo próximo e amor pelo trabalho sempre foram sua motivação.
Muito jovem Vânia Maria foi acometida pelo câncer Linfático, lutou bravamente, nunca perdeu a fé e a esperança, mas no dia 05 de abril de 1993, com apenas 37 anos, partiu para junto de Deus.
Foi filha, esposa, amiga, professora e mãe dedicada. Amou os seus até o fim.
Sendo pioneira, e lançando as bases na educação infantil do município, com certeza teria muito orgulho em ver como nossa querida Presidente Prudente avançou. Temos hoje uma Educação Infantil de qualidade e que enchem de orgulho os nossos governantes, professores e população, pois muitas de suas “estagiárias” se tornaram professoras da Rede Municipal, algumas já aposentadas e outras ainda exercendo esta nobre função.
Sua família sente muito orgulho em saber que a História da Educação Municipal de Presidente Prudente-SP, passou pelas suas mãos, onde também passaram suas irmãs Marisa Valentim Fernandes Castilho, Margareth Valentim Cervelini, sua cunhada Vera Lúcia Caldeira Valentim e sua prima Tânia Maria Valentim Meneghin.
A filha da patronesse falou em nome da família, a dentista que presta serviços à Prefeitura de Prudente, Letícia Valentim Aquoti Lúcio, agradeceu a homenagem e destacou que seu desejo é “que a escola seja um local de paz, aprendizado e muito amor”. A inauguração contou com a presença dos familiares da homenageada e o esposo Leonardo Valentim Aquoti.
O prefeito Tupã agradeceu ao vereadores da Câmara Municipal de Prudente, através do vereador Valmir da Silva Pinto, por terem concordado em aprovar a homenagem à patronesse da nova unidade. “É assim que nós homens públicos reconhecemos as pessoas que foram importantes para nossa cidade”, ressaltou o prefeito.
Na ocaisão, o vereador Valmir da Silva Pinto falou em nome da Câmara Municipal e destacou a qualidade da execução da obra. “É muito bom entrar numa obra pública, quando a mesma é bem feita”, elogiou. Segundo ele, não apenas a construção, mas também a qualidade do ensino no IDEB (Indice de Desenvolvimento Educação Básica) também é bastante satisfatória. “A Vânia Maria será lembrada numa área que ela fez a diferença”, resumiu.
A solenidade contou a apresentação da Banda Marcial do Programa Cidadescola e, por fim, o descerramento da placa inaugural com a presença da família da homenageada e das autoridades e familiares.