Bom Dia, hoje é dia 09 de Setembro de 2025
Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, vem ganhando protagonismo no cenário político e foi apresentado como a nova aposta do PL para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Durante o ato pró-anistia realizado neste 7 de Setembro, na Avenida Paulista, em São Paulo, Renato foi o primeiro nome citado por Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido. “Renato vai ser candidato a federal. Mas não é bonito igual o Bolsonaro”, brincou Valdemar ao apresentá-lo ao público. Renato esteve presente no evento, mas não discursou.
Apesar de ainda não ter ocupado um cargo eletivo, Renato já disputou eleições para prefeito e vereador em diferentes cidades do interior paulista. Em 2024, concorreu novamente à prefeitura de Registro (SP), onde obteve cerca de 30% dos votos válidos.
Por onde passa, vem sendo cada vez mais reconhecido. Segundo aliados, ele tem ampliado sua base de apoiadores tanto em eventos partidários quanto em encontros com lideranças locais.
O apoio do irmão, Jair Bolsonaro, tem sido um dos principais trunfos de sua pré-campanha. Em um vídeo recente publicado nas redes sociais, Renato saiu em defesa do ex-presidente: “Quem quer rasgar a Constituição não abre caminho para o próximo governo assumir. Não há motivo para condenar meu irmão Jair Bolsonaro”, declarou, em referência ao julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal.
A escolha por Renato ocorre em meio a um processo de reestruturação interna do PL em São Paulo.
Nomes que foram grandes puxadores de voto em 2022 estão, agora, fora dos planos do partido para 2026. Carla Zambelli está presa na Itália, após deixar o Brasil enquanto enfrentava condenações no Supremo Tribunal Federal (STF). Eduardo Bolsonaro segue nos Estados Unidos, em articulações com setores ligados ao ex-presidente Donald Trump. Já Ricardo Salles deixou a sigla rumo ao partido Novo, com foco em uma futura candidatura ao Senado.
Com essas ausências, o espaço está aberto para novas lideranças dentro da legenda e Renato Bolsonaro surge como o principal nome para ocupar esse papel.