Bom Dia, hoje é dia 02 de Maio de 2025
O Estado de São Paulo confirmou a primeira morte por chikungunya de 2025, ocorrida no município de Tupã, cidade localizada a 436 km da capital e 115 Km de Presidente Prudente.A vítima, um homem de 60 anos, estava em tratamento para diabetes, condição que pode agravar o quadro clínico da doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde municipal, os primeiros sintomas, como febre alta e dores articulares, começaram a aparecer no dia 1º de janeiro. Após dois dias, o paciente precisou ser internado, mas infelizmente faleceu no dia 11 do mesmo mês.
Em Tupã, os casos de chikungunya estão em ascensão, com 613 registros confirmados e outros 670 sob investigação. No total, o Estado de São Paulo contabiliza 1.064 casos confirmados e 2.549 em análise. Além da morte em Tupã, outras quatro estão sendo investigadas.
A chikungunya é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, os mesmos que transmitem dengue e febre amarela. Os sintomas incluem febre, dor nas articulações, dores musculares, dor de cabeça, fadiga e manchas na pele, surgindo geralmente uma semana após a infecção.
📸 Raul Santana/ Reprodução Fiocruz